Quem Somos

A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói teve sua fundação em 01 de março de 1992 e foi a sexta companhia pública oficial fundada no país. Em seu extenso repertório, possui aproximadamente 35 espetáculos de extremo reconhecimento no meio artístico. O grupo já se apresentou em mais de 70 cidades brasileiras e no exterior, em: Hagen (Alemanha), Montevidéu (Uruguai) e Nova Iorque (EUA).

A CBCN tem a responsabilidade de ampliar e democratizar o acesso à arte, com a proposta de ser um centro referencial de trabalho para bailarinos, professores, coreógrafos e outros profissionais relacionados ao mundo da dança, tornou-se reconhecidamente um dos mais importantes centros nacionais de produções contemporâneas. Em 05 de Janeiro de 2012 foi declarada como Bem Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Rio de Janeiro devido a sua importante contribuição cultural, apresentando como linha de trabalho a dança contemporânea.

Para além disso, a Companhia se coloca na função de prestar serviços para a sociedade promovendo diversas ações como: PROJETO ESCOLA – que oferece espetáculos exclusivos e gratuitos para alunos da rede pública de ensino; NATAL COM ARTE – onde crianças e idosos de instituições sociais assistem aos espetáculos da CBCN, em sua sede, e são recebidos com um lanche de confraternização e presentes; WORKSHOPS – gratuitamente com coreógrafos renomados convidados pela Companhia; FORMAÇÃO DE PLATEIA – oferecendo gratuidade para instituições de cunho educativo e sociocultural, sem fins lucrativos; entre outras.

Nos últimos 5 anos realizou 6 montagens de espetáculos: Corda Friccionada (2012); Romeu e Julieta (2013); Casa de Carii (2014); Sonho de Uma Noite de Verão (2015); Escaleno (2016) e O Instante do Aquilo (2017). Sendo a maioria deles com patrocínio através de Leis de Incentivo à Cultura tanto no âmbito federal, quanto no estadual. Neste mesmo período, conseguiu circular com estes espetáculos por diversas cidades, contemplando diversos estados brasileiros. Passou a promover anualmente o projeto ATELIER COREOGRÁFICO, que é uma prática recorrente entre as grandes companhias de dança do mundo, onde dá-se a oportunidade para que os bailarinos possam montar um trabalho artístico como um todo – desde a criação, ensaios, escolhas da indumentária, concepção cenográfica, noções de produção, etc… com o suporte estrutural que a CBCN possui fomentando novos talentos.

Realizadores

Correalizadores

Parceiros

Fique por dentro

© Companhia de Ballet da Cidade de Niterói - balletcidadedeniteroi@yahoo.com.br - (21) 2621 5629